Frases Inteligentes para Lembrar e Usar

Clique para ampliarAutor: Osvandré Lech & Marilise Brockstedt Lech
Formato: PDF
Tamanho: 4 MB
Ano: 2010
Sinopse: Frases inteligentes para lembrar e usar, citações, provérbios e aforismos. De Osvandré Lech & Marilze B. Leche

 

 

eBook R$ 15
Impresso R$ 60

 

Prefácio

Reunir frases inteligentes, como propõem Marilise e Osvandré, significa reunir palavras articuladas entre si, ou seja, significa reunir pequenos textos. Aqui não pretendemos, absolutamente, abordar o tema numa perspectiva linguística, mas, sim, evidenciar a importância da frase, da palavra, do texto em nossa vida. Aliás, essas unidades dialogam entre si: uma serve de contexto para a outra – a frase para a palavra; o texto para a frase.

A palavra, todos sabemos, não é neutra. A linguagem nos permite dizer o que queremos, o que sentimos, nos permite conhecer o outro. Só nós, seres humanos, podemos questionar, concordar, contestar – e reinventar – o que foi dito pelo nosso interlocutor. É pela linguagem que argumentamos, duvidamos, nos rebelamos, manifestamos nosso apreço, nosso desdém, nossa mágoa ou nossa satisfação.

É pela linguagem que sussurramos palavras de amor.

Somos inventores de palavras e as escolhemos o tempo todo – para interagirmos com o outro, para que nossa intenção seja recuperada pela pessoa com quem falamos, para explicitarmos o que sentimos, ou, simplesmente, para protegermos a nós ou ao outro. E, neste caso, silenciamos.

Vale referirmos que uma grande lição que a própria palavra vem nos ensinando é que, se só vivenciarmos a linguagem dos gritos, agrediremos, seremos autoritários; se, ao contrário, convivermos com a linguagem do diálogo, respeitaremos quem nos rodeia, seremos solidários. A palavra estabelece, assim, uma espécie de encontro (ou desencontro) entre nós e os nossos interlocutores. Certamente, não se foge à verdade quando afirmamos que precisamos de gente que tem uma palavra a dizer e
sabe como dizer.

O grande José Saramago, na obra Ensaio sobre a cegueira, afirma:

As palavras são assim, disfarçam muito, vão-se juntando umas com as outras, parece que não sabem aonde querem ir, e de repente, por causa de duas ou três, ou quatro que de repente saem, simples em si mesmas, um pronome pessoal, um advérbio, um verbo, um adjetivo, e aí temos a comoção a subir irresistível à superfície da pele e dos olhos, a estalar a compostura dos sentimentos.

Daí é possível entender por que Marilise e Osvandré se sentiram impelidos a compilar frases inteligentes. Ao reunir este material em um livro, os autores materializam o desejo de dividir com o leitor a palavra dita, que expressa a sabedoria de quem a criou e o pensamento de importantes personagens – anônimas ou não – de todas as épocas. Inúmeras frases nos provocam sorrisos (daqueles de quem coloca a alma no rosto); outras nos fazem interromper a leitura para pensar em sua magnitude; outras
nos mobilizam à reflexão e nos sinalizam caminhos. Enfim, muito mais do que dividir conosco frases inteligentes, Marilise e Osvandré nos convidam ao debate e nos possibilitam conversar com pessoas que fizeram da palavra a sua ferramenta de encontro, de conhecimento e de reflexão.

Neusa Maria Henriques Rocha
Mestre em Letras - Linguística Aplicada (PUCRS),
professora d Curso de Letras (UPF), vice-Reitora de Graduação (UPF)

© 2020 Marilise Lech. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Cristiano Lazzarotto.